Logotipo Espaço Carina Simeão
fazendo pilates

Conhecendo o método pilates - Parte 1

26 de junho de 2023

O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, um autodidata que encontrou no exercício físico, a cura de suas doenças. Seu sistema de treinamento, inicialmente chamado de contrologia, foi reconhecido durante a primeira guerra mundial e ganhou força, tornando-se conhecido mundialmente, na década de 80.  

Joseph Pilates venceu uma infância fragilizada, regada por doenças como asma, bronquite, febre reumática e raquitismo. Dedicou-se ao exercício a fim de melhorar sua condição física, exercitando-se diariamente e praticando esportes como esqui, mergulho e boxe.   Estudou e aprofundou seus conhecimentos em Anatomia, Fisiologia e Medicina Tradicional Chinesa. Criou sua metodologia própria, tomando como referência as artes marciais, a Yoga, a musculação e até mesmo o movimento dos animais. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, encontrava-se na Inglaterra, e por ser considerado um inimigo estrangeiro, foi preso em um campo de concentração. Passou então a auxiliar na recuperação dos enfermos e feridos da Guerra. Praticava e treinava os reclusos com os exercícios que havia criado. Para aqueles que estavam impossibilitados de se levantar, Joseph utilizava as molas das camas hospitalares, a fim de iniciar o fortalecimento muscular. Não por acaso, as molas tornaram-se um atrativo em muitos dos aparelhos criados posteriormente por ele prórpio, pŕesentes até hoje nos Studios de Pilates. O reconhecimento de seu trabalho teve início em 1918, quando uma forte epidemia de gripe matou milhares de ingleses, mas nenhum dos reclusos de seu campo de concentração foi contaminado. 

Em 1926, Joseph mudou-se para os Estados Unidos e fundou, junto com sua esposa Clara, seu primeiro estudio de Pilates em Nova York, atraindo a atenção de famosos bailarinos. 

Gostou? Fica ligada que logo teremos a parte 2.

Dra. Carina da Silva Simeão

Fisioterapeuta

Dra. Carina da Silva Simeão

Fisioterapeuta

Voltar