
Conhecendo as origens do Método Pilates | Parte 2
26 de junho de 2023
A partir de 1960, alguns estudantes de Pilates começaram a abrir seus próprios estúdios, alguns seguindo os ensinamentos de Josph e outros, adaptando seus próprios conhecimentos ao Método.
Joseph Pilates faleceu aos 87 anos, após inalar grande quantidade de fumaça na tentativa de salvar seus aparelhos de um incêndio ocorrido em seu estúdio. Após seu falecimento, na década de 70, sua esposa Clara deu continuidade aos traballhos sozinha, mas sabia que precisaria de outros para dar continuidade à propagação do Método.
No Brasil, a pioneira Alice Beker Denovaro, graduada em dança, fundou seu estúdio em Salvador em 1991. Em 1993, a dançarina Ruth Rachou trouxe o Método Pilates para o Espaço Ruth Rachou em são Paulo, e em 1994, a professora de Educação Física Maria Cristina Rossi Abrami iniciou suas atividades com o Método no Centro de Ginástica Postural Angélica, também em São Paulo.
Pilates Clássico ou Contemporâneo
A propagação do Pilates pelo mundo propiciou maior interesse, também por parte dos profissionais. Fisioterapeutas, dançarinos e professores de educação física passaram a se interessar pelo aprendizado da metodologia criada por Joseph Pilates.
Se por um lado, o surgimento de novos cursos e formações teve um impacto positivo por aumentar o interesse pela pesquisa e aprofundamento do Método, por outro, teve um impacto negativo ao popularizar a metodologia inicialmente criada, permitindo que muitas vezes, se perdesse sua essência.